1 de dez. de 2009

ECONOMIA POPULAR E SOLIDÁRIA

Economia solidária é uma forma de produção, consumo e distribuição de riqueza (economia) centrada na valorização do ser humano - e não do capital - de base associativista e cooperativista, voltada para a produção, consumo e comercialização de bens e serviços, de modo autogerido, tendo como finalidade a reprodução ampliada da vida. Assim, nesta economia, o trabalho se transforma num meio de libertação humana dentro de um processo de democratização econômica, criando uma alternativa à dimensão alienante e assalariada das relações do trabalho capitalista.

Um dos conceitos, que está ligado a um empreendimento solidário é o desenvolvimento local. Com a grande tendência de aumento do rendimento do trabalho associado, há a busca por promover o desenvolvimento local dos aspectos econômico e social, sendo que este define-se como o: “processo que mobiliza pessoas e instituições buscando a transformação da economia e da sociedade locais, criando oportunidades de trabalho e renda, superando dificuldades para favorecer a melhoria das condições de vida da população local.

Quando a competição sobressai em relação à cooperação, a grande tendência é a exclusão daqueles que fracassam ou não estão aptos, enfraquecendo o ambiente sistemicamente. Em contrapartida, quando a cooperação preside as relações, cria-se um ambiente tolerante e igualitário, tornando possíveis processos de recuperação de economias abaladas.

ÁREA DE IMPLANTAÇÃO DO PROJETO

O local da intervenção deve apresentar as seguintes características:
1. Ser amplo para permitir a instalação da grande metragem da edificação com cerca de 600m².


2. Possibilitar o acesso fácil para a população de Roça Grande que devido ao terreno irregular apresenta dificuldade para locomoção. Outro motivo seria para permitir um bom escoamento de produtos da ICOP, bem como a aquisição de matéria prima para as cooperativas.










O local para a intervenção do projeto está situado na Av. Doutor Henrique de Melo próximo a ponte logo na entrada de Roça Grande. Este lote é de propriedade da Prefeitura, que está em parceria no projeto.